sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Características do relevo no Jardim das Oliveiras

O Bairro Jardim das Oliveiras esta localizado a leste da cidade de Taboão da Serra em uma altura de aproximadamente 900 metros e está situado em um topo de planalto, caracterizado por ser um topo íngreme, tendo sua área de superfície extremamente retilínea, o que facilita o processo de escoamento da água pluvial, devido a alta declividade. O tipo de solo encontrado neste local é o solo vermelho e amarelo, caracterizado por ser um tipo de solo bem profundo, ácido, argiloso e pouco fértil.

Esta área que se localiza o referido bairro é a chamada unidade de área de relevo com topo plano.
Devido à alta declividade, a área de relevo íngreme, a infra-estrutura de água e esgoto, o escoamento pluvial é facilitado, evitando alagamentos, enchentes e auxiliando na qualidade de vida de seus habitantes.
O Bairro é indevidamente estruturado, e um destes aspectos é a má qualidade do asfaltamento em alguns lugares. Porém uma solução para este problema seria quase inviável, uma vez que a Prefeitura teria que dispor de recursos orçamentários para reestruturar toda a infra-estrutura deste bairro.

Segundo informações do Departamento Municipal de Água e Esgoto, já houve um investimento ligado a esta problemática no Bairro Jardim das Oliveiras. Em 1996 foi feita uma galeria de aproximadamente 2 metros de profundidade, que captava a água pluvial empossada. Porém este projeto precisava de recursos financeiros não previstos no orçamento municipal, o que inviabilizou seu prosseguimento. Além disto, o projeto de construir galerias no bairro poderia ao mesmo tempo atender as necessidades do local, mas também trazer desequilíbrio ambiental a outros. Os solos profundos deste lugar permitem que as galerias sejam feitas com facilidade, com poucas interferências de afloramentos rochosos. Porém, a água captada em seu destino final sem um bom planejamento e estruturação pode causar desequilíbrios ambientais aonde for despejada, podendo criar processos erosivos. Isto mostra que somente a constrição de galerias, poderia amenizar este problema no bairro. Mas, para não afetar diretamente outro local teria que ser projetado uma forma de bombear esta água captada para locais apropriados, que necessitam da mesma, sem que ocorra com isto, outro impacto ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário