sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A arborização no Jardim das Oliveiras

A arborização é um fator de suma importância na qualidade de vida humana.
Além de possuir uma função paisagística, proporciona muitos outros benefícios ao Homem. Produz sombra; diminui a intensidade dos ruídos; melhora a qualidade paisagem e valoriza o espaço em que está inserida; proporciona sensação de contato com a natureza; oferece abrigo e alimento a pequenos animais, favorecendo a biodiversidade. A arborização urbana pode ser feita em ruas, avenidas, canteiros centrais, praças, parques e jardins. Para que se mantenha em bom estado, necessita de cuidados constantes, desde a condução das mudas em crescimento, até a recuperação de árvores antigas. As podas, quando necessárias, devem obedecer a critérios técnicos e serem feitas corretamente, para evitar danos à árvore e não prejudicar sua beleza.

Um levantamento da arborização do Bairro Jardim das Oliveiras feito por BESSA et al.(2000) apontou os seguintes dados: " Foram identificadas 58 espécies em um total de 2.014 arvores, sendo as mais ocorrentes:

• Oiti (Licana tomentosa),
• Ficus (Ficus benjamina),
• Magnólia (Michelia champaca),
• Quaresmeira (Tibouchina granulosa),
• Aroeira salsa (Shinos molle),
• Sibipiruna (Caesalpinia peutophoroides). "

Segundo os autores a maioria das plantas ainda se encontra em fase de desenvolvimento e crescimento, possuindo cerca de três de idade. Ainda é apontado que a maioria das arvores são de pequeno porte, frágeis e a população vêm sabendo respeitá-las, não as degradando.

BESSA et al.(2000) aponta ainda que ainda a maioria das arvores do bairro está sem proteção (manilha, tutor ou grade), talvez por falta de conhecimento da população quanto a essa necessidade ou mesmo por descaso do governo publico. O número de arvores presentes no bairro não é suficiente para proporcionar à população, neste aspecto, uma qualidade de vida satisfatória.

O trabalho para a tomada de consciência da população tem como objetivo a informação da importância do plantio, cuidados para o desenvolvimento e conservação, uma vez que um local bem arborizado é fator de suma importância na qualidade de vida do Homem, tornando-o cidadão responsável quanto a este processo.

"Plantar arvores certas em locais certos é, sem dúvida, a prática mais recomendada para os novos plantios " (BESSA et al., 2000).

Nenhum comentário:

Postar um comentário